Zafira Clube Carioca

Zafira Clube Carioca
Logo

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dados técnicos , Avalização e Opiniões

Chevrolet Zafira
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chevrolet Zafira


Chevrolet Zafira
Construtor: Chevrolet, grupo General Motors
Produção: 2001 presente
Classe: Minivan
Tipo de Carroçaria: Minivan
Motor: 2.0L Flexpower
121cv (gasolina)
127cv (álcool)
Caixa de velocidades: 5 marchas
Distância entre os eixos (mm): 2703
Comprimento (mm): 4334
Largura (mm): 1742
Altura (mm): 1.629 (sem bagageiro), 1.687 (com bagageiro)
Depósito (l): 58
Modelos relacionados: Chevrolet Astra e Opel Zafira
Modelos similares: Renault Scenic
Volkswagen Touran
Citroën Xsara Picasso
Zafira é um carro produzido pela Chevrolet. O primeiro modelo, no Brasil, foi lançado em 2001, derivado da Opel Zafira. Derivado da plataforma do Chevrolet Astra, actualmente no mercado brasileiro compete com o Citroën Xsara Picasso e com o Renault Scenic. Atualmente é oferecida em quatro versões: Comfort, Expression, Elegance e Elite (estas 3 últimas com opção de câmbio automático).
A Zafira foi eleita em 2005 A Melhor Minivan Nacional, pela pesquisa Os Eleitos da Revista Quatro Rodas.


ZAFIRA
FONTE QUATRO RODAS

Quando o quarto filho está chegando, você logo pensa: "Que carro eu compro agora?" Se não quiser cair nos modelos importados - e de preço e manutenção mais caros -, não há como deixar de olhar para uma Zafira, a única minivan nacional com sete lugares. Ela conta, desde seu lançamento, com o interessante sistema Flex7, que consiste em dois bancos adicionais dobráveis localizados no assoalho do porta-malas. Quando necessário, podem ser "armados" e utilizados, o que diminui a capacidade do porta-malas para 150 litros. Mas, como conta com 28 possibilidades de arranjo, pode-se aumentar essa capacidade para até 1700 litros, rebatendo-se todos os assentos traseiros.
Baseada na mesma plataforma do Astra, foi lançada em abril de 2001 com motor 2.0 8V e 116 cavalos e 2.0 16V de 136. Sem a nomenclatura das versões, eram diferenciadas apenas pela motorização, sendo que a mais potente também era mais luxuosa. A básica contava com direção hidráulica, trio elétrico e encostos de cabeça em todos os bancos. Já a topo-de-linha vinha com direção eletroidráulica, ar-condicionado, rodas de liga leve e faróis de neblina. No fim do ano, o modelo 2002 recebeu lanternas traseiras com piscas brancos e, a partir de maio, a opção do câmbio automático para o motor 2.0 8V.

Em março de 2004, veio o motor 1.8 Flexpower, que curiosamente foi apresentado já como modelo 2005. Olho vivo aqui: na hora da revenda, há maior preferência pelos modelos bicombustível e a diferença de preço entre elas não é tão alta, às vezes em torno de 2000 reais. Outra grande mudança é a reestilização, com novos pára-choques, grade e faróis auxiliares. Os nomes também mudaram: Comfort, Elegance e a topo-de-linha Elite. Desde a básica, a Zafira passou a ter ar-condicionado digital, direção hidráulica e trio elétrico. A Elite incluía airbags frontais e laterais, freios com ABS e EBD, forração de couro, CD player com controles no volante, roda de liga leve e faróis de neblina.

Com boa oferta no mercado de usados, a Zafira é fácil de ser revendida. Também não apresenta grandes problemas crônicos, o que traz certa tranqüilidade na manutenção. Exija sempre o manual de revisão em dia e evite as cores muito fortes, pois nesse modelo elas são mais difíceis de passar para frente.

Fuja da roubada

Nos primeiros carros o ar-condicionado era opcional. Não pense em comprar um sem o equipamento. Pode até ser mais barato, mas depois revenda se tornará um martírio.

A voz do dono
"A flexibidade e o espaço internos são seus grandes trunfos. Já tive mais de uma Zafira e atualmente uso no dia-a-dia uma 2.0 16V 2002, que está comigo há cinco meses. Gosto muito dela. Acho suas linhas atraentes, mesmo com cinco anos de mercado. Só acho o consumo um pouco elevado, mesmo nas versões 2.0 8V. Mas sou um fã de carteirinha do carro e não abro mão da minha Zafira."
Ricardo Monteiro Lobato, 33 anos, comerciante, São Paulo (SP)

O que eu adoro
"Apesar de não ter comprado o carro zero-quilômetro, estou satisfeito com a manutenção. Nunca apresentou grandes problemas, a não ser os serviços de rotina."
Juliano Pereira Dias, 34 anos, advogado, São Paulo (SP)

O que eu odeio
"Acho o consumo de combustível allto demais para esse tipo de carro. E aindatem o preço das peças, que eu considero um roubo."
Fernando Arras da Costa, 43 anos, Porto Alegre (RS)

Nós dissemos

Maio de 2001

"É a que tem a melhor arquitetura interna em função do aproveitamento do espaço. Em uma disputa em que prevaleceu o equilíbrio, a versatilidade contou a seu favor. (...) Os adultos que se dispuserem a viajar na última fileira não devem esperar pelo conforto de classe executiva. Há bom espaço para as pernas, cintos de três pontos individuais, encosto de cabeça, nichos nas laterais com porta-copos e até uma depressão no assoalho para os pés. Mas só as crianças ficarão totalmente à vontade nesse espaço."



Onde o bicho pega

Computador de bordo
Pode apresentar problemas, com informações erradas ou ainda defeitos no display.

Alarme
Alguns modelos chegam a apresentar a desprogramação do sistema de abertura das portas. Com isso, as portas precisam ser trancadas pela fechadura. A boa notícia é que é relativamente simples reprogramá-lo.

Faróis de neblina
Se houver infiltração de água, das duas, uma: ou se desmontam os faróis, para serem limpos e sofrerem um reforço na vedação, ou parte-se para a troca da peça.

Coxins
Percebeu que há vibração em excesso no conjunto motor/câmbio ou dificuldade de engatar marchas? Verifique se os coxins estão em bom estado, sem rachaduras ou quebras.

Ar quente
Nos carros com ar-condicionado digital, o ar quente pode deixar de funcionar ou estar desregulado. Faça o teste.



* Reportagem publicada na edição de abril de 2006 da revista QUATRO RODAS

59 comentários:

  1. Adquiri uma Zafira 2.0 8V 2001 em agosto para trabalhar com transporte de passageiros. Trabalho com outros carros, mas a Zafira é minha predileta. Além de ter uma confortavel posição de pilotagem ainda é economica se levarmos em consideração que tem um belo motor e um bruta espaço!!! Satisfação total!!! Diego Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma Top 2002 com teto solar, para minha esposa ir ao trabalho e levar seus colegas, que rachariam as despesas.Mas ela foi demitida justo por isso. Bom, a rescisão serviu para levantar a Zafira, discos e pastilhas novas, embreagem, insulfilm, calhas de chuva e ainda trocarei correia dentada e limpeza do sistema de arrefecimento. Estou muito satisfeito com ela. Só notei que esta baixando o nivel do óleo, apesar de não haver vazamento, ela esta com uns 137500KM. Excelente carro.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma 2005 Elite desde 2007 e uso para viajar e para fazer compras para meu comércio, uso-a como se fosse uma Kombi e não me dá dor de cabeça. Otimo carro.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma Zafira 2002 2.0 16v.
    comprei para trabalhar pois tenho 4 crianças
    é a solução mais barata,para melhora estalei
    kit de gnv mas o consumo não atendeu as espectativas faz apenas 10.5l por metro cubico mas tirando isso o carro é ótimo

    ResponderExcluir
  5. Adquiri uma Zafira Expression 2010/2011, que é a primeira versão automática do Modelo. Estou gostando muito do carro. Atende a mimha família, no que tange ao conforto e segurança. Espaço não é mais problema. O carro não apresenta defeitos, não deixa na mão. O câmbio automático foi uma ótima escolha! Estou adorando e meu próximo carro será uma Zafira, automática, também! Quem experimenta não quer outra coisa, principalmente em estradas ou em encagarrafamentos. O automático da Zafira é o modelo tradicional norte americano, fácil de manejar.
    Para quem tem família grande, precisa de espaço e não quer gastar na compra de um modelo importado, recomendo a Zafira. A melhor!
    Quanto ao consumo de combustível, é compatível com o motor e com o sistema de câmbio. É, portanto, aceitável.
    Zafira, encontrei o carro da minha família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário quanto á Zafira Automática, tenho uma 2004 CD completa, com direção elétrica, automática e faço apenas as revisões necessárias, mas nunca me deixou na mão, comprei em 2010 com 100 mil km e agora está com 150 mil e nunca me deixou na mão, ótimo carro, estou pensando em comprar a 2012 que foi a última lançada.

      Excluir
    2. Tenho uma Zafira 2012 e não tenho do que reclamar, carro muito bom, confortável, bonito e potente. Em relação ao consumo, é compatível para um carro 2.0 e grande. Faço na cidade uma média de 6,3Km/l com gasolina. Não tenho kit gás no momento, mas já ouvi falar que roda bastante com uma botija de 16 m³.
      Quem compra esse carro não se arrepende, o mesmo se torna o "Querido" da família.
      Abraços!!!

      Excluir
  6. Tenho uma Zafira Expression 2009/2010 comprei zero, gostei muito do carro, mas ela de vez em quando perde a aceleração, o motor continua funcionando mas não acelera, tenho que desligar e ligar de novo para ela voltar a andar. Alguem já teve esse problema?

    ResponderExcluir
  7. Olá tenho uma zafira 2006/2007 já tive muitos carro mais até hoje nunca fui tão apaixonada quanto sou pela minha zafira eu tenho um caminhão e um ônibus ao mesmo tempo cabe tudo e todos sem contar a pressão do carro que tem um motorzão não troco por carro nenhum. Só acho que a Chevrolet ja deveria ter inovado o interior do carro como a zafira da Opel ou como o novo Vectra.

    ResponderExcluir
  8. Oi Edson,

    Eu tb tenho uma Expression. Com relação ao seu problema com a aceleração, pergunto se vc usa o comando "Speed" do câmbio automático. Se usa, o desligue e veja como fica. Se não usa e perde aceleração, verifique se está com problema no automático, e, principalmente a caixa, se está com óleo no nível normal. abs! Marcus

    ResponderExcluir
  9. Oi Barbara,

    Parece que a GM anunciará para março ou ainda neste primeiro semestre um novo visual para a Zafira. Fala-se em retirá-la de linha e em seu lugar lançar o americano "Orlando". No site da Chevrolet não tem nada a respeito. Eu acredito que o nome "Zafira", por ser forte e ter caído no gosto dos Brasileiros, deverá continuar, com as mudanças que já aconteceram na Europa, afinal desde 2001 o carro tem a mesma cara, com pouquíssimas diferenças. Vamos acompanhar, pois sem dúvida, nós que temos a amamos e outro carro como a Zafira para mim não há! abraço! Marcus Simonini (RJ)

    ResponderExcluir
  10. Vale a pena conferir!

    http://www.carrosblog.com/opel-zafira-2012-e-flagrada-na-alemanha/

    ResponderExcluir
  11. Pessoal,

    Tenho uma Zafira Confort 2006, quando comprei já não tinha a logarina(bagageiro), estou querendo colocar, alguém tem alguma dica para não entrar numa roubada ???

    Abs, CGM

    ResponderExcluir
  12. Oi Cicero,

    A pessoa que tirou o carro 0 Km da concessionária, optou por não ter este item (bagageiro). sou do Rio, e aqui creio ser possível obter a instalação, através das concessionárias Américas e AG Barrinha, ambas na Barra da Tijuca. A AG costuma ter bons preços em relação a outras concessionárias. Como é item de série, penso que só numa concessionária Chevrolet seja possível comprar e instalar o seu bagageiro. Sem dúvida uma escolha que vale a pena, seja pela utilidade, seja por uma melhor estética para a sua Zafira!
    abs!
    Marcus Simonini

    ResponderExcluir
  13. tenho uma zafira elite automatica 2.0 16 v adoro esse carro , apesar do conforto que ela oferece tem tb a elegancia nunca deu problemas as pessoas que reclaman deste carro sao pessoas que judian do carro e ainda quer que ele dure a zafira e meu orgulho nao só para mim , mas quanto para minha mae rsrsr que adora este carro a chevrolet deveria lançar novos modelos de zafira seria muito bom !

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, sou da New Part's, somos uma loja que faz reparos em ar cond. automotivo, fazemos higienização do sistema do ar cond; instalamos kit xenon, lâmpadas de led, aplicamos insulfilm, troca do filtro de cabine e instalação de som.
    Visite nosso blog http://newpartsrj.blogspot.com/; ou ligue 21-3024-2941

    ResponderExcluir
  15. TENHO UM PAR DE LONGARINAS ORIGINAIS GM DA ZAFIRA E PEÇO APENAS R$350,00, AOS INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COM OS MAIS:sharky@oi.com.br OU celinho198100@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ola! Possuo uma zafira 2006 baixa km. Estou muito feliz com o carro, fazendo uma ressalva no consumo. Porem um mistério ocorre quando utilizo o piloto automatico. Posso rodar centenas de kms e nada acontece, mas quando chega na rod dos imigrantes, no final da serra, altitude quase a nivel do mar, ela sempre no mesmo ponto da uma engasgada e o motor entra em marcha lenta não acelerando, sendo necessario desligar e dar partida para funcionar normalmente. Alguem tem algum problema semelhante.... abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque o sensor MAP e resolvera o problema.

      Excluir
  17. Comprei o carro dos meus sonhos...uma Zafira 07/07 Elegance. Mais o consumo!!!!! Meus Deus.... oq fazer pra diminuir o consumo?

    ResponderExcluir
  18. Ola pessoal!
    Possuo uma zafira 2001 estou feliz com o carro. Porém um mistério ocorre: o sistema de trava elétrica das potas parou de funcionar, me obrigando a trvá-las manualmente.

    Alguém tem problema semelhante...

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  19. comprei uma zafira 2012/12 para minha decepçao depois de tirar da concessionaria descobri que nao tinha computador de bordo,nota,o vendedor foi sacana e nao me avisou,e vc que pode pensar porque eu nao vi isso,te respondo,qual zafira elite zero nao teria este item,e pergunto a todos sera que posso colocar este item,sera que tem todos sensores,se nao fosse esse absurdo produzido pela GM estaria satisfeito,coisas de brasil onde a industria nao respeita o brasileiro que mantem seus lucros nas alturas.

    ResponderExcluir
  20. Possuo uma Zafira Expression 2009/2010 e do nada ela começou a exalar um forte odor de ovo podre,inclusive dentro do carro.
    Mandei fazer a higienização do ar condicionado e troquei o filtro do mesmo e o forte odor continua, alguem por um acaso já teve este problema

    ResponderExcluir
  21. possuo uma zafira 2001 e não tenho o que reclamar,meus depois que dei uma rebaixada e coloquei rodas 17 polegadas até então não apresentou nenhum problema de suspensão.Nesse item o carro da chevrolet leva vantagem sobre qualquer montadora,e por isso não abro mão de minha zafira.

    ResponderExcluir
  22. keria saber o consumo da 2005 automatica. estou a procura de uma elite com teto, mas nao estou encontrando de marcha, só automatica. bebe muito a mais? da probolema?
    ajudem ai.

    ResponderExcluir
  23. Olá minha Zafira apresenta o carpete do lado do motorista molhado, já eliminei o ar quente do carro achado que era ela que estava vazando mas continua molhado alguém saberia me informar o que pode ser esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb estou com o mesmo problema e tb eliminei o ar kente e ja verifikei o dreno

      Excluir
  24. Levei minha zafira 2005 automática ao mecânico para solucionar um vazamento de óleo. Para minha surpresa, quando liguei para saber se estava pronto ele me informou que havia retirado a caixa e parte do motor, pois o vazamento estava vindo de caixa. Depois de uma semana esperando a chegada de um retentor interno da caixa automática, ele montou tudo e o carro não anda. Liga, coloca no D mas não anda. Alguém já passou por esse problema que possa ajudar?

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma 2005 automática que faz em média 5,5Km/l na cidade e de 8,5 a 10Km/l na estrada, dependendo da maneira que dirijo. Tudo isso com o ar sempre ligado! Já consegui 11Km/l na estrada!

    ResponderExcluir
  26. È , Zafira , um belo carro , oque muitos reclamam sobre ela é o consumo , lhe digo . meu pai tem uma dessas , nao tenho doque reclamar , quem reclama , providencie o gnv , ajuda d+ , faz 11 por metro cubico , como o gnv é mais barato , fica bom , a zafira vale apena , éla éee IIMEENSA !

    ResponderExcluir
  27. boa noite tenho uma zafira 2001 e gostaria de saber se tem como dvd de 2 din

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma Zafira 2005 elite, estou a procura do retentor mas ñ
    acho em lugar nenhum, preciso de ajuda, por favor se alguém
    souber onde encontrar, me avisa ai!!!

    ResponderExcluir
  29. tenho uma 2008 minha filha perdeu o telecomando da chave (alarme) algum dos colegas tem pra venda ?

    ResponderExcluir
  30. Tenho um Zafira 2002.
    Já troquei o reservatório de água do radiador com sensor e continua aparecendo no computador de bordo que o nível de água está baixo.
    Alguém já passou por isso e pode me ajudar como devo agir?

    ResponderExcluir
  31. Comprei uma zafira cd 2002 8v 2.0 tem 10 dias. O líquido de arrefecimento do motor estava quase zerado. Completei apenas com água potável. Qual o fluído devo usar?É normal baixar tanto assim? ela está com 153.000 Km rodados o que vcs me dizem sobre o motor ? E do carro em geral?
    Até o momento eu estou gostando muito,do carro. Obrigado à todos. Aguardo respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal abaixar assim. A minha estava assim e tinha um vazamento é bom verificar. Carro muito bom em todos os aspectos.
      Eu não tenho do que reclamar. Estou vendendo a minha para comprar uma mais nova.

      Excluir
    2. Obrigado Sandro. vou verificar.

      Excluir
  32. Tenho uma zafira 2011 e amo, confortavel e não achei que gasta tanto... só gostaria agora de saber que tipo de bagageiro melhor para colocar.. alguém me de uma luz por favor...

    ResponderExcluir
  33. tenho tido muito problema com a caixa de marcha ja toquri pela quarta vez e eta com problema novamente ela começa roncando se peder me ajudar amo meu carro!

    ResponderExcluir
  34. Minha zafira 2002, 8v é linda! Estou apaixonada com ela.. Mas estou achando o motor muito fraco . Ela não consegue subir de segunda . Na estrada quase não dá para andar de quinta. O motor começa a zuar. Já levei no mecânico ele disse que o motor está bom. Será que é caso de retífica? ela está com 155 mil rodados. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Zafira também é 2002 8v com kit gás.
      Apesar da quilometragem alta, está com 195000, anda muito tem boa desenvoltura na estrada. Troque as velas e cabo de velas, faça a limpeza do sistema de injeção e se for a gás troque filtro de ar e regule vc vai ver a diferença.
      Abraços.

      Excluir
  35. Quero comprar uma Zafira Elegance 2006, alguém pode me informar se esse Modelo é Bom, pois ela é Automática e tenho certo receio das desvantagem desse Câmbio, é ruim para dirigir?

    ResponderExcluir
  36. Alguém saber informar como desmonto o fôrro da porta trazeira do Zafira 2002 desparafusei 3 parafuso da parte de baixo e 3 do puxador interno, mas mesmo assim o fôrro não sai, talvez alguém saiba de algum video.

    ResponderExcluir
  37. sou Julimar tenho uma zafira 2007 quero saber se alguem sabe onde posso encontrar o sistema de levantar e baixar o estepe não encontro em lugar nenhum favor entrar em contato 03197280895

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde,

    Alguém sabe um site onde eu posso tirar dúvidas sobre meu Zafira com outras pessoas que também tenham esse carro, ou até mesmo algum encontro de Zafiras aqui no RJ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no mesmo barco, sou do E.S e so tem videos do astra no youtube.

      Excluir
  39. Boa tarde, alguem sabe como configurar as travas eletricas? Quando saio com a minha Zafira 2001, ela nao esta trancando sozinha, e tenho que apertar o botao nobpainel...

    ResponderExcluir
  40. poxa um monte de perguntas e ninguem responde que chato

    ResponderExcluir
  41. comprei uma 2001 e subiu óleo em uma das velas o mecânico disse que é um retentor de óleo que tem que ser trocado e ela tem 4 desses retentores estou com medo dele estar mentindo o que acham? existem mesmo esses retentores?

    ResponderExcluir
  42. Para configuração das trava e alarme vire a chave ate acende as luz no painel vai fica em modo de configuração por 10 cegundos e só aperta o botao e só aperta o botão do alarme q vai trava e destra ai proto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa, infelizmente a minha zafira veio sem a chave com controle. e eu nao estou achando a mesma para a minha zafira que e 2001

      Excluir
  43. Olá, tenho uma Zafira 2008/09. Carro excelente, porém o banco traseiro está travado. Não estou conseguindo rebatê-lo mesmo acionando o botão trava que tem no encosto. Alguem me dê uma dica. Grato.

    ResponderExcluir
  44. boa noite pessoal tenho uma zafira elite 2.0 automatica a 8 meses rodei uns 5 mil kilometros e tive uma surpresa bastante desagradavel minha cixa de cambio deu pau e entrou em modo de emergencia valor pra arrumar 3500 a 5500 reais depende do que for mais menos de 3500 não fica minha pergunta é a seguinte vale a pena arrumar ou coloco um cambio manual mesmo sera que fica bom o concerto ou como tudo arrumou numca mais é a mesma coisa me ajudem por favor um abraço a todos

    ResponderExcluir
  45. Meu amigo boa noite, acho que vale o conserto sim.... infelizmeste por custos, os donos de carros automaticos nao trocam oleo e filtro do csmbio, e e por isto que eles quebram, afinal, um cambio automatico e alllife, ou seja para a vida toda, mas para tal, tem que ser feita a troca do oleo e do filtro do cambio.... nao faca gambiarra, e conserte o seu carro...

    ResponderExcluir
  46. Ola, tenho uma Zafira expression 2010/2011, estou com um problema no cambio automatico, na verdade na parte manual, nao entra de jeito nenhum a primeira marcha, parece que ao deslocar a alavanca para trás nao chega ate o ultimo "dente" nao entrando a primeira marcha. algum dos amigos saberia me dizer o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr Alex, sou de SP e tenho uma Elite 2005, e tive o mesmo problema. O defeito é numa peça de plástico no câmbio (uma espécie de trambulador) que resseca e se desgasta com o calor do motor. A substituição custa em média de R$ 400,00 a R$ 500,00 pois vem com o cabo junto. Alguns mecânicos conseguem "fabricar" essa peça e substituí-la por menos de R$ 100,00. Fica perfeito. Boa sorte !

      Excluir
  47. tenho uma zafira 2004 2005 ela é otima mas tem uma coisa que metira o sono ele morre sozinha as vezes ja levei em trez mecânicos e não achãrão o problema alguem ja teve este problema?

    ResponderExcluir
  48. Tenho uma Zafira 2009/2010 flex automática. ele tem apresentado o problema de perda de força, tem que desligar e ligar novamente para ela andar... horrivel!! levei ao mecânico, ele passou num computador para "ler" os sensores e me disse que tenho que trocar o sensor de velocidade. coisa e tal. alguém já teve um problema parecido e resolvido e pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  49. Tenho uma zafira 2006 e a segunda marcha não quer entrar, o que pode ter acontecido? A minha ja esta com 200.000 rodados.

    ResponderExcluir